segunda-feira, 8 de outubro de 2012

DESIGN VISUAL E EQUIPAMENTOS URBANOS


As lixeiras de Santa Maria estão de cara nova desde março deste ano. Os novos coletores de lixo têm projeto da prefeitura, pintura automotiva e desenho exclusivo apresentando símbolos e motivos ilustrativos da história e cultura de nossa cidade.
Com o slogan “Cidade limpa, cidade feliz” estes equipamentos urbanos passam a cumprir uma dupla função: a ambiental, ajudando a manter o asseio das ruas e locais públicos e a visual, reforçando a identidade santamariense e inovando no aspecto comunicativo.
Os elementos escolhidos para ilustrar as latas de lixo falam por si. Além do brasão oficial estampado em todas elas, três outras imagens representativas aparecem - a Maria Fumaça, o dinossauro e um tanque militar - sendo cada uma delas abraçadas por um coração, o “Coração do Rio Grande” como carinhosamente Santa Maria ficou conhecida por sua localização geográfica.
Algumas das lixeiras localizadas no Calçadão cumprem ainda a função de divulgar o projeto piloto de acesso à “Internet WiFi nas Vias Públicas”, em implementação pela Prefeitura.
Estes pequenos detalhes urbanos muitas vezes nos passam despercebidos, porém são eles construções, ao mesmo tempo que, são construídos pela linguagem da cidade. E se a cidade comunica que nos pertence porque reconhecemos seus símbolos, é também por isso que pertencemos à cidade em suas subjetividades, particularidades e representações.
A Colaboradora









Um comentário:

  1. Gostei dos enquadramentos cortes sensatos e a vinhetagem que deu o necessário destaque aos elementos realmente importantes de cada foto.
    Continue assim.

    ResponderExcluir