segunda-feira, 5 de novembro de 2012

LARGO DA GARE (VFRGS): SE VOCÊ OLHAR COM OLHOS DE VER

Desnecessário dizer o quanto a estação férrea foi decisiva no ciclo de desenvolvimento da cidade. Instalou-se com aura de progresso e teve mesmo seu glamour.
Entretanto, progresso não se apega ao charme ou encantos e constrói sua própria estética. A estação da VFRGS chegou na hora marcada, mesmo assim perdeu o trem da vida...Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os trens de passageiros pela linha, e daí em diante a deserção foi completada.
A estação é sobrevivente de dois incêndios criminosos e roubo de material de construção, por parte de invasores nos terreno após a linha férrea. Vive, sem dúvida, a “tragédia dos comuns”... É de todos e de ninguém.
As linhas férreas ainda transportam os trens cargueiros da concessionária ALL. A estação,mesmo sem os resquícios da "Belle Epóque" segue inspirando fotógrafos, artesãos, grafiteiros, artistas locais.
Inspira aqueles que com olhos de ver, enxergam mais que o ferro velho. Inspira porque foi um lugar de encontros e despedidas de quem gostava de poder partir.


















(se você olhar com olhos de ver...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário